A obter dados...
O dia mundial do telefone é a 10 de março devido a ter sido nesse dia que a primeira transmissão completa através deste foi realizada, sendo esta uma chamada de Alexander Graham Bell a Thomas Watson (o seu assistente) cujo conteúdo era o seguinte: “Mr. Watson, come here, I want to see you.”
O telefone chegou a Portugal em 1877, e sendo D. Luís I o primeiro monarca europeu a ter uma rede telefónica privada.
O telefone funciona através da recolha de ondas sonoras, que serão convertidas em vibrações elétricas e mais tarde novamente transformadas em ondas sonoras, permitindo a comunicação entre dois destes aparelhos a longa distância.
Ao longo do tempo, o telefone foi evoluindo, tornando-se cada vez mais apto na realização da sua função. Atualmente caiu em desuso em favor do telemóvel, pois este não só é móvel (ao contrário do telefone, que é fixo), permitindo ser utilizado em qualquer lado, como possui inúmeras funcionalidades para além da capacidade de fazer chamadas (enviar mensagens, tirar fotografias jogar jogos, …), sendo assim mais útil do que o seu predecessor.
Publicado por: Museu do Crasto